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setaInstituto Zuzu Angel no Fashion Rio - outono- inverno / jan -2009

| 11.2.2009 |


Segundo maior empregador formal do paÝs, gerando 1,65 milh§es de empregos diretos, esse Ú o tamanho da ind·stria da moda brasileira. Um mercado que, ainda em tempos de crise financeira mundial, mantÚm-se com saldos positivos.
No Rio de Janeiro, a moda ocupa o terceiro lugar na geraþÒo de empregos, constituindo-se uma referÛncia nacional e mundial no lanþamento de tendÛncias. NÒo por acaso, acontece na capital carioca o Fashion Rio, a segunda maior semana de moda do paÝs, na Marina da Gl¾ria
+ neste cenßrio que o Instituto Zuzu Angel e a Universidade Estßcio de Sß encontram-se presentes hß trÛs ediþ§es com um lounge criado especialmente para receber alunos, professores, jornalistas, empresßrios, formadores de opiniÒo, estilistas e designers.
O espaþo do curso de Design de Moda dividiu atenþ§es com outros stands de grandes empresas do ramo, como veÝculos de comunicaþÒo e marcas ligadas ao p·blico alvo do evento.
Tanto o Instituto Zuzu Angel como a Estßcio julgaram importante esse tipo de aþÒo para fazer valer o objetivo institucional das empresas dentro do mercado da moda carioca.
Segundo LÝvia Lacerda, que responde pela Universidade PolitÚcnica da Estßcio, o maior beneficiado por esta iniciativa Ú o aluno. ôTemos a principal meta de capacitar o aluno colocando-o em contato com o mercado de trabalho. A presenþa no Fashion Rio cria uma estreita relaþÒo entre o mundo acadÛmico e o profissionalö, explicou LÝvia.
Os alunos do curso de Design de Moda exercem diversos tipos de funþ§es atuando diretamente com a organizaþÒo e manutenþÒo do evento.
Vinte e cinco meninas prestaram assistÛncia nos bastidores das marcas que se apresentaram ajudando na produþÒo das modelos, tomando conta das peþas desfiladas, ou seja, participando ativamente da realizaþÒo dos desfiles.
Mas nÒo paramos por aÝ, no lounge foi instalada uma mini redaþÒo, onde duas alunas atualizaram o blog do Instituto Zuzu Angel com notÝcias simultÔneas sobre o que acontece dentro e fora dos desfiles do Fashion Rio.
AlÚm disso, duas alunas prestaram consultoria de tendÛncias baseadas no trabalho de pesquisa da consultora de moda e colaboradora do IZA e da Estßcio, Helen Pomposelli, que nesta ediþÒo os temas escolhidos foram as quatro principais tendÛncias de outono-inverno 2009: barroco, futurista, sustentßvel e Útnico.
Em 2008, um concurso entre os alunos foi promovido pelo IZA sobre esses quatro temas. Os ganhadores tiveram a oportunidade de expor suas criaþ§es no lounge. Isso quer dizer que, durante o evento, mais de 23 mil pessoas viram de perto o tipo de trabalho que Ú promovido pelo curso de Design de Moda IZA / Estßcio. Durante a exposiþÒo, os visitantes podiam ser fotografados e se apreciar uma montagem feita na hora do seu rosto em cima de um dos looks dos alunos.
A iniciativa do Instituto Zuzu Angel com a Estßcio ao montar o lounge trouxe tambÚm uma integraþÒo entre diversos cursos ministrados pela Universidade. A chef de cozinha e professora Cris Leite comandou um grupo de alunos do curso de gastronomia da Estßcio que ofereciam quitutes preparados por eles baseados no tema do lounge.
Se o assunto do momento Ú interatividade, atÚ na hora de convidar marcamos ponto. Os convites previamente distribuÝdos tinham um adesivo com a estampa das quatro tendÛncias-tema desta ediþÒo. Jß na entrada do lounge os convidados colavam o adesivo num grande mural.
Finalizados os seis dias de evento, a Universidade Estßcio de Sß/Instituto Zuzu Angel conseguiu transmitir ao maior p·blico-alvo possÝvel quais sÒo os diferenciais da InstituiþÒo.
A vice-presidente do Instituto Zuzu Angel e coordenadora geral do curso Design de Moda , Celina de Farias, sabe da importÔncia de participar de projetos de alta qualidade como o Fashion Rio. ôO curso se destaca, pois buscamos a legitimidade da nossa moda, lema de Zuzu Angelö, reforþou. O sucesso do lounge no Fashion Rio Ú mais uma prova da consagraþÒo da Universidade Estßcio de Sß/Instituto Zuzu Angel no mercado de trabalho.
Para quem nÒo sabe, o curso do IZA / Estßcio de Sß tem como proposta inovadora de mostrar a moda como produto, incentivando a criatividade do aluno sem perder o enfoque no mercado.
+ um curso dinÔmico que mistura teoria e prßtica possibilitando certificaþ§es intermedißrias a cada semestre, graduaþÒo tecnol¾gica ao final de quatro m¾dulos ou bacharelado em trÛs anos.
AtravÚs do Instituto Zuzu Angel, a universidade mantÚm convÛnio com a ESMOD, uma das mais improtantes e tradicional escola de moda de Paris e com a UniversitÚ de La Mode de Lyon, concedendo bolsas de estudo para alunos promissores.





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